9 de jun. de 2007
A Fila
Quem gosta de filas? Creio que não existe um ser, com uma mente sã, que se acuse. Até mesmo para prazeres da vida, como comer em um self-service, ir ao cinema, pegar um dinheiro no caixa eletrônico. O que irrita numa fila? . Desde a pessoa que não sabe escolher o prato, até o sistema lento de um banco, passamos por minutos de experiências.
Essa semana presenciei uma situação curiosa. Eu estava irritado numa fila do banco 24 horas dentro de um supermercado. Estava lotado. Todas os caixas eletronicos estavam com filas medias à grandes. A fila da loteria que fica ao lado, passava por trás de todas as filas. Um tumulto de tirar do sério até o Buda.
Não demorou para ter confusão. Um rapaz apenas para entregar um documento, foi direto ao guichê. Por alguns segundos, conversou com a atendente. Um homem que esperava na fila resolveu reclamar, e pelos ´´direitos dele``, ameaçou a agredir o rapaz. A confusão triplicou. Todos queriam ver a briga. Nenhum segurança apareceu.
O rapaz saiu. Percebi que ele ficou esperando no estacionamento, querendo, talvez, ajustar contas. Uma senhora que conversava comigo, muito nervosa, pediu para que eu falasse com ele. Não deixasse a briga continuar. Como detesto filas, e aquela do banco já tinha passado dos meus limites, resolvi atendê-la. Então, que soube da verdadeira história, que relatei a vocês.
Conversamos dois minutos. Ele queria tomar satisfações. O homem saiu e ele foi ao encontro. Eu continuei conversando e pedindo para esquecerem a desavença, conversei com o outro, os ânimos foram se acalmando. O homem chegou a ir no porta-luvas do carro, como se fosse pegar uma arma. Enquanto ele procurava algo, lhe perguntei: ´´ Amigo, você tem família? Tem filhos?``. Respondeu que sim, o outro, respondeu, tambem.
Continuamos a conversa. Tentei mostrar para eles que a vida é como uma fila. Caminhamos para a morte, para o atendimento.E poderia ali, no estacionamento, um deles ser atendido. Pagaria todas as contas, acertaria tudo, e não chegaria em casa. Poderia acontecer, de dois ou três guichês da morte, serem atendidos ao mesmo tempo. Pedi para que não levassem o rancor adiante e chegassem bem em casa. Que não furassem a fila.
Abri a porta de seu carro, convidei-o a entrar. Ele seguiu. A fila da vida continuou normalmente.
No Gramophone: ´´With Or Without You´´, U2
Escrito por Sergio Nasto,
às 07:45
|