12 de mar. de 2007
O Lado Claro da Lua
...E desde que ouvi o ´´The Wall``, tive sensação que o Pink Floyd estava acabando como grupo. Naquela época, já se podia ler algo sobre algumas brigas no grupo, acho até que foi na ´´Som Três``, uma revista especializada em música da década de 70, que li pela primeira vez. Excelente publicação, por sinal.
O Floyd continuou e o disco seguinte, ´The Final Cut``, nasceu a com a ´´cara`` de Roger Waters, alguns fãs acham que nem deveria pertencer a discografia do grupo. Seria o último album juntos. Antes da separação, já havia um disco, o ´´ The Pros and Cons Of Hitch Hiking``, que seria o primeiro da carreira solo de Roger Waters. Um disco muito bom, mas apenas para quem admira o trabalho e ´´viaja`` nos sonhos do autor. A guitarra perfeita de Eric Clapton ajuda a fazer as malas e partir.
Muito preocupado com o que acontece no planeta terra, o segundo album foi uma trilha sonora de um filme que conta sobre uma ameaça nuclear, e a ganância do poder absoluta das nações ricas. É outra ´´viagem`` inteligente. Quem participa dessa vez é o ´´camaleão``, David Bowie.O nome do filme é ´´When The Wind Blows``. Nesse mesmo jeito em conjunto ainda tem um album antigo, ´´Music From The Body`` em parceria com Ron Geesin.
No fim da década de 80, lançou o disco ´´ Radio K.A.O.S``. Acho um disco diferente dos anteriores, mas muito bom. Mostra que a criatividade dele apenas muda, mas continua excepcional. Tanto que depois do bem intencionado e mal sucedido ´´The Wall- Live In Berlin``, o album seguinte, de 1992, ele parece fazer renascer o Pink Floyd. ´´Amused To Death`´é o melhor trabalho de Roger Water desde o fim da banda, e caberia muito bem antes de ´´Wish You Were Here``, apesar de ser como uma continuação de ´´Radio K.A.O.S``.
Sete anos mais tarde, ele sai em turnê e em 2000 lança o ´´In The Flesh - Live``. Nesse ele faz uma verdadereira viagem desde os tempos do Pink Floyd. Eu gosto muito desse disco, mas a alma da guitarra de David Gilmour faz falta. Assim como as letras e a criatividade de Roger fazem ao Pink Floyd que restou com mais o Richard Wright e David Mason. Um dos meus sonhos é assistir a um show da banda completa, já que falam tanto numa volta.
Roger Waters é um dos melhores letristas da música, e seu jeito mágico, ilusicionista deu vida ao psicodélico Pink Floyd. Enquanto a banda faz turnês milionárias, ele cancelou as suas por falta de vendagem, mas seus discos são ótimos. É um artista muito envolvido, assim como o Bono Vox, com quastões ambientais, políticas do mundo em que vivemos.
Essa semana, se concluir meu trabaho, fico livre para assistí-lo dia 23, no Rio.
Torçam por mim!!!
No Gramophone : ´´ Wish You Were Here``, Pink Floyd.
Boas-vindas à Márcio e Crys.
Escrito por Sergio Nasto,
às 01:07
|