28 de out. de 2006
Voto, Amar ou Deixar
...E, hoje, Artur, acordou muito cedo como todos os dias, ou quase todos, pois alguns feriados como o do próximo domingo, ele faz questão de acordar bem tarde, e sair para votar na última hora, ás 1600h. Caminha sem pressa. Vinte minutos a zona eleitoral, às vezes pára para conversar, e chega nos 10 minutos finais.
Em algumas eleições ajudou a eleger bons candidatos, e na maioria, péssimos candidatos. Com o tempo foi se revoltando. Passou a não ler sobre política, passou a anular votos, e uma ou duas vezes sequer saiu de casa. Dias depois justificou a ausência. Criticou governos. Freqüentou a Câmara de Vereadores e, numa visita à Brasília, assistiu à uma sessão no Congresso Nacional.
Sempre foi esperançoso. Quando era adolescente, ganhou um folheto de um amigo, com os dizeres: ´´ Brasil, ame-o ou deixe-o``. Não entendia o sentido, e não deu importância. Preferia o rock ´´Goodbye Yellow Brick Road``, do Elton John. Não queria dar adeus á sua estrada de tijolos verde e amarelo.Cresceu uma pessoa comum. Jogava moedas no chão da casa para que brotasse pés de dinheiro. Tinha um pé de coelho, e jogava sempre os mesmos números na loteria. Hoje, ele acordou cedo, trabalhou duro, foi cidadão. Passou no banco, retirou dinheiro, foi à loteria, fez seu jogo e pagou contas, fez compras, pôs gasolina no seu Monza 88. Com os impostos está ajudando a melhorar seu estado,a fazer um país decente. Foi um cidadão pleno. À noite chegou em casa, beijou o filho, brincou com o cahorro, sentou, jantou e com sua mulher, Elvira, assistiu ao debate. Achou interessante. No final, pensou:
- Ontem, Esquerda e Direita brigavam pelo poder. - Hoje, as ditas ´´Esquerdas´´ brigam entre si e são ´´oposição``. - Todos sabem os problemas do país, mas não trabalham juntos. - O partido que está no poder acha melhor resolver tudo sozinho. - Quando não estiver no poder, é hora de criticar. Ser do contra para manter a ´´oposição´´. - O povo só é cidadão na hora do voto, depois não é reconhecido como tal. - O político parece ser um cidadão diferente, pois, não cumpre seu papel. - As melhorias são para o povo e não para eleger candidato.
Foi dormir, cansado de tanto batalhar. Amanhã ele será mais uma vez cidadão. Trabalhará duro mais um dia, e, no domingo, caminhará seus vinte minutos, conversará com os amigos, e votará. Agora ele entende, em outro sentido, e dá uma imensa importância àquela frase inesquecível:
´´ Brasil, ame-o ou deixe-o``.
No Gramophone: ´´ Pivete``, Chico Buarque
Boas Vindas à Verônica Silva, Gabriel, Taí e Mari
Escrito por Sergio Nasto,
às 12:09
|