28 de out. de 2006
Voto, Amar ou Deixar
...E, hoje, Artur, acordou muito cedo como todos os dias, ou quase todos, pois alguns feriados como o do próximo domingo, ele faz questão de acordar bem tarde, e sair para votar na última hora, ás 1600h. Caminha sem pressa. Vinte minutos a zona eleitoral, às vezes pára para conversar, e chega nos 10 minutos finais.
Em algumas eleições ajudou a eleger bons candidatos, e na maioria, péssimos candidatos. Com o tempo foi se revoltando. Passou a não ler sobre política, passou a anular votos, e uma ou duas vezes sequer saiu de casa. Dias depois justificou a ausência. Criticou governos. Freqüentou a Câmara de Vereadores e, numa visita à Brasília, assistiu à uma sessão no Congresso Nacional.
Sempre foi esperançoso. Quando era adolescente, ganhou um folheto de um amigo, com os dizeres: ´´ Brasil, ame-o ou deixe-o``. Não entendia o sentido, e não deu importância. Preferia o rock ´´Goodbye Yellow Brick Road``, do Elton John. Não queria dar adeus á sua estrada de tijolos verde e amarelo.Cresceu uma pessoa comum. Jogava moedas no chão da casa para que brotasse pés de dinheiro. Tinha um pé de coelho, e jogava sempre os mesmos números na loteria. Hoje, ele acordou cedo, trabalhou duro, foi cidadão. Passou no banco, retirou dinheiro, foi à loteria, fez seu jogo e pagou contas, fez compras, pôs gasolina no seu Monza 88. Com os impostos está ajudando a melhorar seu estado,a fazer um país decente. Foi um cidadão pleno. À noite chegou em casa, beijou o filho, brincou com o cahorro, sentou, jantou e com sua mulher, Elvira, assistiu ao debate. Achou interessante. No final, pensou:
- Ontem, Esquerda e Direita brigavam pelo poder. - Hoje, as ditas ´´Esquerdas´´ brigam entre si e são ´´oposição``. - Todos sabem os problemas do país, mas não trabalham juntos. - O partido que está no poder acha melhor resolver tudo sozinho. - Quando não estiver no poder, é hora de criticar. Ser do contra para manter a ´´oposição´´. - O povo só é cidadão na hora do voto, depois não é reconhecido como tal. - O político parece ser um cidadão diferente, pois, não cumpre seu papel. - As melhorias são para o povo e não para eleger candidato.
Foi dormir, cansado de tanto batalhar. Amanhã ele será mais uma vez cidadão. Trabalhará duro mais um dia, e, no domingo, caminhará seus vinte minutos, conversará com os amigos, e votará. Agora ele entende, em outro sentido, e dá uma imensa importância àquela frase inesquecível:
´´ Brasil, ame-o ou deixe-o``.
No Gramophone: ´´ Pivete``, Chico Buarque
Boas Vindas à Verônica Silva, Gabriel, Taí e Mari
Escrito por Sergio Nasto,
às 12:09
21 de out. de 2006
Plano de Vôo
Se você gosta de mim Amo mais Brasília E se hoje passo a te querer Deixo a cidade com asas. Eu, sem eixo, naufragando no lago. Você, com tristeza monumental.
Lembra que eu dizia a você, filosofando:
´´..Não pense no que viveu antes de mim. Acredite no que conheci após você. Nós!``
Pensando bem, na verdade, Gosto de Brasília e amo você. Nossa cidade luz Onde o plano certo é piloto da vida. Onde o poder seduz. Espero que uma outra estação Faça amadurecer o teu amor E fazê-la aceitar o meu adeus.
Lembro que você dizia a mim, cantando:
´´..Eu já sei o que vou ser Ser quando eu crescer.``*
No Gramophone : ´´ Giz `` , Legião Urbana.
* Riding Song - Legião Urbana
Boas Vindas à Mila , Sieger e Giselle.
Escrito por Sergio Nasto,
às 09:52
14 de out. de 2006
Na Praia
...E o dia estava tranqüilo, sol ameno, um vento agradável, mesmo em plena claridade do meio-dia. Hoje fiz do meu dia de trabalho um lazer, não para brincar, mas para entender de qualidade de vida. Respirar ar puro, e estar feliz. Deixar molhar os pés nas águas da Praia do Francês, sonhar em fazer isso sempre.
Logo cedo resolvi que seria assim, reservei um tempo em meio a compromissos de trabalho. Caminhei, descansei, bebi sucos, água de côco, comi peixes, senti a simplicidade de estar bem. Conversei com pessoas desconhecidas, encontrei amigos, e vi centenas de belas cores femininas. Como sempre, aprendi algo mais.
Confirmei ser aquilo que quero, que é dessa forma que espero, que é aquele lindo pôr-do-sol que pretendo ver nos dias que lhe agradar aparecer. Nos dias que ela quiser aparecer, mesmo sem ser convidada, sem esperar, para apreciar a brisa. Nos dias que deixaremos molhar nossos pés, abraçando um sonho ainda guardado.
No Gramophone : ´´ Lembra de Mim``. Ivan Lins
Boas Vindas à Sara Mello e Nanna
Escrito por Sergio Nasto,
às 19:26
7 de out. de 2006
Ocaso
Em todo fim de tarde Com ou sem sol Sem ou com chuva Os minutos até a noite Passam em volta do pensamento em você Podia ser por acaso Mas não acredito em acaso Creio no ocaso que vejo Com ou sem sol Sem ou com chuva Por isso aceito o caso que teremos
Escolhi um canto Que não música Um lugar gostoso Perto da fotografia Em branco e preto Será nosso aconchego Sempre paralelo ao ocaso Mas não por acaso É onde penso no beijo Sem ou com chuva Com ou sem sol Aceito o caso que teremos Mas não creio em acaso
Passam os minutos até a noite E em todo fim de tarde Volta o pensamento em você O que já foi o dia inteiro
No Gramophone : ´´ Those Sweet Words``, Norah Jones.
Boas Vindas à Pepê Rangel, Solin e Cris Couto.
Escrito por Sergio Nasto,
às 09:02
|