30 de set. de 2006
Faz Parte De Um Mundo Simples
...E, escolher uma música mais importante para mim é muito difícil. A Grace mas uma vez me intimou a falar, incentivada pelo post comunitário da Micha. Tenho uma trilha sonora desde os meus cinco anos de idade quando o Roberto Carlos cantava ´´As Curvas da Estrada de Santos`` e eu acompanhava. Eu não lembro, mas é o que dizem. Na minha casa, todos o dias, ouvia-se alguma coisa. Já falei sobre isso num post do ano passado de como os Beatles entraram a minha vida. Eles emplacaram o que daria uns dois cd. Desde a primeira que ouvi, ´´Let It Be``, que é na realidade o último sucesso deles, até meu conhecimento do total de suas musicas quando tinha quatorze anos. ´´My Sweet Lord, do George Harrison,. era meu hino, já com eles separados.
Como muitas coisas que entram e saem de nossa vida e deixam ou não marcas, curiosamente não foi deles a música que marcou minha vida. Por alguns meses, ´´Music And Me`´ e ´´One Day In Your Life`` , do Michael Jackson, seguiram em primeiro lugar. Meu problema é que comprava muitos discos, como até hoje é meu vício maior. Sendo normal um determinado momento que aquele som se torne inesquecível. Pode ser uma primorosa noite de natal com muita chuva ouvindo ´´Guilty`´ até o dia clarear...e quase me sentido como tal...um beijo na escada no dia de um aniversário, ouvndo ´´Just Way You Are``...´´Dust In The Wind`´ levada até meu o quarto por ela...e, também, numa manhã quando entrei no meu novo local de trabalho estava tocando ´´Linger`´, do Cramberries, Como esquecer? As grandes passagens, umas felizes e outros nem tanto, sempre foram bem acompanhadas musicalmente.. Passei uma boa temporada em Recife e muita coisa ouvia nos bares de Olinda...´´Dia Branco`´...´´Caminhos do Sol``...´´O Luar``....´´ Canção do Novo Mundo``...´´Canção da América``..´´Meu Guri`´....´´Acontecencias``....´´Canteiros``...´´Na Primeira Manhã``...´´Trem das Cores`´...Essa foi uma fase muita rica da MPB. Havia uma casa, a Mansão do Fera, que tinha quatro ambientes. Ali comecei minhas noitadas, algumas inesquecíveis, com a Blitz tomando conta de tudo, Marina...Os primeiros acordes do Rock Brasil...Os festivais MPB-Shell.
A década de oitenta estava só começando e mal sabia que mais adiante um acontecimento marcaria minha vida, e nas duas extremidades, teria musicas como pano de fundo. Em, 1988, quando minha então namorada engravidou, o Cazuza estourava com o disco ´´Ideologia`´, e uma música encaixava certinho com minha felicidade de futuro pai. Era ´´Faz Parte do Meu Show``...´´...Te faço um filho e te dou outra vida pra te mostrar quem sou..``. E ficou assim por seis, sete anos. Tempo que durou a convivência.
Como houve no encontro, tinha que haver no desencontro. Depois de anos felizes e infelizes, mais para o final dos infelizes, passava uma tarde na loja Redley, do Conjunto Nacional, em Brasília, e ouvi uma música linda, de um album com o sugestivo nome ´´The Wedding Album``, do Duran Duran. Essa marcaria uma decisão certa e uma transformação e aprendizado:: a separação. O refrão da música diz:
´´Mas, eu não vou chorar pelo ontem, Há um mundo simples De algum modo eu tenho de encontrar. E enquanto eu tento trilhar o meu caminho Para este mundo simples, Eu aprendo a sobreviver.``
No Gramophone: ´´ Ordinary World``, Duran Duran
Boas Vindas ao Darlan, Lino, Guga Alayon, Zeca, Nani, Mani Adaia, Enoisa, Marcos, Meire
Bom voto à todos
Escrito por Sergio Nasto,
às 18:53
|