29 de abr. de 2006
Tommy
...E, aquele era o último ano da 2ª guerra mundial. Uma época feliz para o casal Walker. Ele, piloto da Força Aérea Inglesa, foi convocado para o front. A vida continuou, ela estava grávida, trabalhando numa fábrica de artefatos para a guerra, quando recebeu a triste notícia da morte do marido. O avião do capitão Walker foi atingido, não encontraram o corpo, ele estava morto. Assim o governo entendia.
O menino nasceu no dia em que foi anunciado o fim da guerra. Era como se fosse um aviso de esperança para o mundo. O menino cresceu, os anos passaram e a mãe, linda e solitária, encontrou alguém. A família pareceu completa e feliz, quando o capitão Walker retorna de seu desaparecimento. Já não é o mesmo, seu rosto deformado por uma grande marca, diz do terror pelo qual passou. Nora, sua mulher, está com Frank, dizem do terror que virá.
Seu filho, Tommy Walker, testemunha seu assassinato, pelo amante da mãe. Obrigaram-no a apagar de sua mente a cena traumática. Daí em diante, Tommy fica cego, surdo e mudo. Um problema psicológico. Não há remédios, não há médicos. De nada adiantou a experiência com a senhora Rainha do Ácido. Ao crescer se torna um campeão de Pimball, e ainda apagado, se torna ídolo da juventude. A cura vem de um outro trauma causado por sua mãe.
Assim é o filme ´´Tommy``. Lançado em 1975, muito mais que apenas um filme musical, ele traz uma mensagem mística. Foi criado por uma das melhores bandas de rock, The Who, e traz grandes estrelas no elenco. Além da banda, Roger Daltrey (Tommy), Pete Townsend, Keith Moon, e John Entwistle, estão no filme: Eric Clapton, Tina Turner, Elton John, Jack Nicholson, Ann-Margret, Robert Powell e Oliver Reed. Recebeu duas indicações ao Oscar, prêmios de Melhor Atriz, e Melhor Trilha Sonora.
Semana passada encontrei e comprei o DVD. Já não lembrava de algumas cenas, mas nunca esqueci a do Elton John cantando ´´Pimball Wizard`` junto com o The Who. Foi muito bom recordar uma perdida tarde de sábado do ano de 1979 , no Art Copacabana. Comprei o disco duplo da Ópera-Rock logo depois. Como os diálogos são todos musicados assistindo o filme fica mais fácil entender o disco.
No Gramophone : ´´ Pimball Wizard``, Elton John
Escrito por Sergio Nasto,
às 20:54
|