28 de set. de 2005
Paratodos
...E, até que enfim chegamos à Natal, sexta-feira à noite, depois de dez horas de viagem com direito a ficar perdidos no centro de Recife. O motorista, meu amigo, é muito teimoso, e mesmo lhe indicando o caminho, ele teimava em pedir ajuda dos pedestres e guardas municipais. Falei duas vezes com ele, como não me atendeu, deixei-o de lado, e não falei mais nada. Ficamos rodando na cidade, passando três vezes pela Agamenom Magalhães, subindo duas vezes o viaduto,até air em Olinda. Daí em diante ele me diexou guiá-lo, pois viu que apesar de ter saido de Recife em 1982, minha memória ainda estava atualizada.
Antes de sairmos de Maceió, ele já havia pedido ajuda a outra pessoa. Até ai tudo bem. Paramos para almoçar e depois assim que pegamos a estrada, vi uma placa indicando a estrada para Abreu e Lima, e Igarassú, que cortava um bom pedaço de caminho, evitando passar pelo centro de Recife. Falei pra ele sobre o atalho, que essas duas cidades eram depois de Paulista. Ele não me ouviu, pois disse que o ´´fulano``, tinha falado que tinha um caminho que não passava por Recife. Eu fale: ´´O caminho é aquele que acabei de falar!``. Ele ficou calado. Terminamos encontrando um engarrafamento enorme antes de chegar em Recife. Ele foi se estressando. Mais uma vez falei pra ele pegar o lado de fora, pegar o cais, e entrar na ultima ponte, e dai en diante seguir para Olinda, e sair da cidade. Nada foi feito, fez o que quis. Resultado: Entramos numa faixa só para ônibus, e quase fomos multados.Fomos, não, ele foi, o carro era dele. O guarda mais perdido qeu cego em tiroteio, confundiu o pouco cerebro que havia, depois do montante estressado do meu amigo. Mesmo assim, pela última vez tentei ajudá-lo. Falei: ´´Pega a faixa da direita, que vamos entrar na Cruz Cabugá``. Ele passou direto, eu me calei. Dois policiais fizeram uma salada nas suas indicações. Mais na frente um casal, comeu a macarronada, e vomitou uma sopa. Eu, calado. Quando ví qeu o nervosismo dele podia causar um acidente, falei: ´´Segue em frente sobe o viaduto, segue na estrada, vamos ver lá na frente o Centro de Conveções``...Sendo assim, depois ele riu, e falou: ´´Mas não é que tú sabe mesmo?!``...Só aí a viagem já cansa.
Natal é uma ótima cidade. Só a Renata disse conhecer, e vale a pena qualquer época do ano. O sol parece que mora aqui. As ruas se cruzam. Há muitas retas. Ruas com nomes como em Copacabana, Xavier da Silveira; Como em Ipanema, Prudente de Morais; Como em São Paulo, Airton Senna. Shopping de todo jeito: Pequeno, Medio, Grande e Enorme. No inicio parece que voce entra num labirinto, aos poucos voce vai lendo o nome de uma rua, daqui a pouco passa por essa mesma rua voltando, e cruza com ela em poucos minutos. Bairro com nome engraçado, como ´´Capim Macio``. Nome pomposo, como ´´Ponta Negra``. Em quase toda cidade tem jogo do bicho autorizado.Muitas pizzarias. Lindas praias, as urbanas não achei mais bonitas que as de Maceió. Achei uma cidade cara para turistas mas, como falei, vale a pena, pois coisas aqui não se vê sempre na vida. Como dessa não levamos nada, é bom conferir. Hoje passei o dia inteiro na rua procurando um local pra alugar com uns amigos. Achei às 17:30h.Um kit próximo ao local onde estou fazendo o estágio. Não temos nada, mas a dona da imobiliária ficou de arrumar algo para nos ajudar.Um amigo vai arrumar uma tv, outro os colchões, outro um frigobar, e outro uma mesa de bar.Ótimo, está montado o AP. Comprei um rádio gravador, claro. Como ficar sem ouvir música? Comprei um cd do Taj Mahal, e um do Flávio Venturini. Conhecí uma boa cantora da terra, desconfio que ela participou do FAMA, da Rede Globo. O nome dela é Marina Elali.Além de bonita, canta bem. Acho que ainda vamos ouvir muito falar dela. É claro, comprei o cd. O show dela vai ser dia 11 e 12 de outubro. Como vai cair dia de semana, já sei que vou. Conhecí varios cybers, funs e lans, mas voltei ao inicio. Estou na primeira que usei aqui. Fui bem recebido, fiz uma certa amizade.É longe de onde moro, mas fica perto de um shopping, o ´´Via Direta``, que tem um bom Happy Hour, e depois de conversar com vocês, vou lá e tomo um chopp por nós. Mudei de hotel, achei um mais em conta, com o serviço melhor, e mais próximo do curso.Hoje tem jogão, vou correndo prá lá. Meu Fluminense joga hoje, é uma pena não ser o jogo da tv.Agora, vou comer na minha lanchonete prefeirida, com minha garçonete preferida, Patrícia, e vou embora. O post saiu excepcionalmete hoje, porque sei que amanhã vou arrumar as coisas lá no pequeno AP, e não terei tempo pra postar. Não haverá o ´´Comentando os comentários``, e responderei no blog de cada um mesmo, até mês de dezembro. Um grande beijo e abraço a todos.
No Gramophone: ´´ Corcovado``, João Gilberto.*
* É a música que toca aqui no momento.
Escrito por Sergio Nasto,
às 18:52
|