|

15 de set de 2005

Os Anos


...E, o que vejo é que as coisas estão indo de mal a pior. Esse ano parece que mais que outros, pelo menos na política. Se bem que todos santo ano tem um ´´bafafá``, envolvendo nosso quadro político. Igual a esse ano acho que só em 1991...Aí você pára pensa e ver que não, que os anos posteriores e os anteriores também foram cheios de escândalos. Para nós, pobres mortais, chegam sempre em golpes, palavreado hostil, que assusta a ouvir no radio do carro, e ver na tranqüilidade de sua casa, enquanto passa de canal em canal procurando algo melhor para assistir. O olhar cansado das páginas cinzentas dos jornais, os dedos sujos da tinta parecendo sangue, nos faz respirar mais uma vez e tentar entender o que se passa. Tudo acontece quando menos esperamos, queríamos um governo do povo. Veio o governo do povo, que calou um povo, num gesto, num silencio. Essa tormenta declara guerra, nos chama para o combate, para a luta corpo a corpo.

Há meses estamos vivendo com essa previsão. Por todos os lados estamos vivendo a era da hostilidade. Seja na política, social, financeira. É como se todos quisessem de uma hora pra outra prejudicar, acabar com o outro, sem um motivo aparente, e se tem esse motivo, não tenta um acordo, para que as partes saiam satisfeitas. Um repórter da década de 90 fazia uma pergunta em seu programa : ´´Está bom para ambos?``...E encerrava...´´ Se está bom para as partes...``...Não ouvimos mais isso. Os políticos são eleitos, mas pensam em como ficar milionário. Parece até que há um curso expedito logo que chegam ao Congresso Nacional. Aulas em como se comportar para receber propina, como não votar em algo importante para pressionar o Governo. Leituras para os que ainda não sabem das leis que os protegem. Direitos legais que os deixam impunes. Deveres que não precisam cumprir. Formas de enganar o eleitor, na mais completa hostilidade, fazendo valer um nada o voto de cada eleitor.

Há meses estamos vendo atrocidades. Em todos os estados a violência é a lei. Entendo que é parte do homem, mas não dessa forma sendo maior que quem a condena. Morte de turistas, manchando o nome do país. Morte de inocentes e trabalhadores para a proteção dos bandidos. Polícia culpando qualquer um para dar satisfação a sociedade e não se falar mais no caso. Sociedade de bem vivendo mal por pagar uma segurança que não existe. Soldados indo para outro país em guerra a troco de nada, e alguns perdendo vida. Traficantes sendo protegidos pelo poder público, e sendo abraçado pelos Defensores dos Direitos Humanos. Gasto de 700 milhões com referendo para o desarmamento, quando são vendidas apenas 7 mil armas legais no país, e tem aproximadamente 11 milhões ilegais. Jovens matando os pais, jovens assaltando, se drogando, se matando. Advogados de formação duvidosa de Direito, mas de perfeita formação criminosa. Mentes em busca do nada querendo tudo. Formas hostis de comportamento, de eliminação de tudo o que há de bom e saudável no homem.

Há meses alguém passa fome, cria algo que não vê, em busca de um trocado. Em todas as calçadas vemos meninos e meninas, pedintes, expostos ao sol. Em todas as ruas tropeçamos em corpos parecendo folhas. Homens e mulheres desesperados a procura de emprego. Altas contas, e erradas. Um código de trânsito e de consumidor que não se respeita. Juros e mais juros de taxas que sequer se usa. Bancos cada vez maiores e cada vez abrindo agencias. Em cada esquina, sem a mínima estrutura. Um ano depois, parecendo um palácio, derruba uma casa histórica para crescer e tomar a vizinhança. De onde surge tanto dinheiro para o investimento, em tão pouco tempo?. Os anúncios praticamente pondo dentro da sua bolsa um celular. Músicas com letras grosseiras e inexistentes melodias, batendo recordes de venda. Quem aparece por trás desses oportunistas? Formas hostís de transformar os sonhos de alguém em pesadelo.

Os anos passam e sempre temos a chance de mudar. Mas porque não mudamos? Penso que isso ocorre porque sempre deixamos para outros mudarem. Nos meus anos de vivência ainda não houve uma oportunidade como essa de mudarmos, de não deixarmos na mão de quem quer que seja a obrigação ou o peso de transformar esse país. Se quisermos algo de bom temos que pensar no bem. Muito se fala, muito se ouve. Porém só eles falam, só nós ouvimos. É chegada a hora de falarmos, e não há necessidade de eles estarem lá para nos ouvir. Não adianta votar em outro agora, não adianta repetir mandato. Tudo tem um inicio, tudo tem um fim. Toda arvore tem copa e raiz. A árvore política brasileira está podre. Ela está com câncer, e está espalhando por toda uma sociedade do bem, sua doença incurável, perversa e hostil. Quero um país melhor hoje para respirar aliviado amanhã. Quero ter o direito de não sair de casa por não querer votar, mas quero votar certo, e querer ter isso como dever de consciência.


No Gramophone : ´´ Aos Nossos Filhos``, Ivan Lins.

Comentando os comentários :

Lia: (1) Que bom que você conseguiu viajar, é bom saber que quem ler sente como eu ...(2) Ok, parecerei sem dúvida.

Mirza: (1) O bom é que um conhece o outro, a vida de acesso é outro amigo..(2) Ela chegou semana passada por aqui, e vi o quanto é simpática....(3) Dá uma chance a ele!

Luma: (1) Infelizmente não conheço ela, quem são? acho que cheguei nesse mundo bem depois...(2) Legal essa participação de vocês. Tem uma amiga que recebe quem quiser postar no dela, é a Gisele...(3) É verdade, serve para isso também, para não gastarmos dinheiro à toa.

DO : (1) Eu ainda não o tenho como vício, até porquê não tenho tempo pra que se torne vicio..(2) Eu gosto de comentar pela manhã, acontece que as vezes passo da hora, e no trabalho alguns não abrem, como o seu mesmo..(3) Bota mágico nisso!.

Karen: (1) Estou gostando dessa vida, mas não sei até quando..(2) O fato de aqui não ter muito amigos cooperou bastante..(3) Conheço pessoalmente apenas alguns que comentam.

Clarinha: (1) As amizades do blog são mais sólidas, se é que podemos falar assim, mas para mim são...(2) É claro que quando eu for ao Rio, em dezembro ou janeiro nos encontraremos...(3) Crio laços e gosto também...(4) Você já está adicionada há muito tempo, desde a primeira semana sua aqui, apenas não nos vimos ainda por lá....(5) Quando eu tiver um tempo irei lá na página do Haloscan...(6) E ontem, ficou rouca? O time acostumou a fazer gol.

Liliane: (1) eu não diria bichinho porque não tenho nenhum, mas seria um ´´cd`` que não empresto...(2) Gosto muito também. É uma pena não ter muito material dele à venda.

Hiran Abif: (1) Ainda bem que surgiu a Jady e Lya, caso contrário não estaria aqui..(2)Nunca imaginei antes o que ia escrever, e as vezes tenho idéia na hora, e me atrapalho um pouco.

Ana: (1) Quase todas as comédias românticas eu gosto... (2) Obrigado. O lance de comentar os comentários eu peguei da Jady. Isso é o que me fez gostar mais do dela...(3) Nosso time tá ´´tinindo`` como se dizia antigamente....(4) Viu só ontem? Vira-virou!

: (1) Grande Flu!!!!...(2) Você viu o aviso? Ele assumiu a liderança na quarta rodada, depois de ganhar de 3 x 0 do Brasiliense...Igual ao primeiro turno...(3) Ontem foi demais!

Diana : (1) Passaram rápido mesmo, quando olho o numero e posts publicados, nem acredito. E, eu que não sabia o que falar...(2) Não sabia que as pessoas tinham vergonha de dizer que haviam começado nos chats. Todo mundo começa de algum ...(3) Ainda volto lá, mas é raro. Só quando não tem nada pra fazer.

Jady: (1) Você não poderia faltar, a festa pra você também...(2) Terás sempre um espaço no meu retrato.

Cristiano : (1) O mesmo digo ao ler seu blog...(2) O filme não é ´´fora de série``, mas é bem legalzinho.

Dalva : (1) Legal ter gostado do texto...(2) O bom é que a sensação é de que as pessoas estão perto de você...(3) Agora, tá tudo o bem por lá, pelos coments.

Zy: (1) Faça um teste, e publique no seu blog...(2) Se você assim, sei que não é por maldade, e eu tenho o maior carinho por você....(3) Nada a agradecer, somos amigos.

Branco: (1) Pois é, cara, por lá tem excelentes, que não saem rasgando a garganta...(2) Quem sabe u dia ainda vou por aí, e tomamos uma.

As 14 Máscaras: (1) Ri, quando vi, e lembrei da sua irritação quando o recebeu...(2) Mas não ligo, pra isso, tem um bom senso de humor...(3) Pode deixar, amigos não se apedrejam.

Gilzinha: (1) Bem vinda ao R B&P...(2) Lembro que fiquei dias inteiros procurando, na época eu era mais viciado em net...(3) Gosto muito da musica, mas não foi por ela que escolhi o nome, e sim, por gosta de fotografia em branco e preto, acho que elas passam mais sentimentos. Curiosamente, o seu é assim, e sua foto tá linda, se fosse colorida não ficaria tão bela....(4) Volte mais vezes.

Anita: (1) Levantarei, e puxarei com muito prazer uma cadeira pra você sentar...(2) É um prazer ler o Clube da Esquina e o Ollhos d´Agua...(3)É só dar um ´´click``!

Claudia Beatriz : (1) Sei da sua ocupação constante, é ótimo saber que você está escondidinha....(2) Eu me sinto bem lá no seu, é como uma saudade desconhecida...(3) Você tem uma participação especial nesse...(4) Run, Claudia, run!

Canceriana: (1) Mais é claro minha amiga, que você parte!...(2) Um dia ainda tiraremos uma juntos aí no Rio...(3) Obrigado!

Morcego: (1) Foi a música, e não podia ser diferente, pois quase tudo o que procuro na net é sobre música...(2) Me sinto bem em tudo aqui...(3) Blog já é sinônimo de amizade..(4) Não sou tão viciado, não tenho tempo pra me viciar, entro pouco...(5) Obrigado.

Ana Melo: (1) Obrigado!...(2) Sei que sua vida está muito ocupada...(3) Legal saber disso!.

Lulu: (1) Ainda não li, vou ver se encontro por lá, ou então você me manda...(2) É claro que você está incluída, além de ter um papo interessante. Não tenho vergonha de responder, nem estou brincando...(3) Não gosto do Orkut, se fosse lá acho que não seria muito diferente, mas prefiro o blog...(4) Acho que nosso encontro já está marcado, e a foto também.


Escrito por Sergio Nasto,
às 20:58


| Sites e blogs favoritos |
Jady|Cintia|Cecilia|Guga Flaquer|Rackel|J. Neto|Euza|Carol|Bandeiras| Babi Soler|Natalia|Morcego|Drica|Claudia| Teti| Sidnei|Sieger | Lulu | Beti Timm|Ju|Katia|Eliana|Advi|Mirella|Raquel|Talita | Gisele|Luciana|Van |Juliana|Menina |Luana|Micha | Meninas/a>|Sonia | Dácio Jaegger| Monica Montone | Ana | Alê|Josi|Liz|Marcos | |Giovana Manzoli |Grace|Mario|DO| Be| Pepê|Katia| Mirza|MaithII|Luma|Janaina|Lia|Rosa|Cris Penaforte| Lino| Saramar|Mani|Ana Pontes| Raquel Moniz|Meire| Cilene|Sandra Turner|Fernanda|Hiran|Dalva|Mary|LilianePaula| Edgar|Magui|Sammyra|Mere|Tina Harris|Tina|Monica Cabral||Bel| Laura|Veronica|Elvira|Alice|Fabiola|Maith|Kall|Keila|Cejunior| Patty|Elisabete|F.|Marconi| Daniele|Barbara|Loba|Euza|Di|Fred|Vivi|Lili|Vera|Georgia| Elis|Paulo|PauloII|
| Arquivos |
02.2005 03.2005 04.2005 05.2005 06.2005 07.2005 08.2005 09.2005 10.2005 11.2005 12.2005 01.2006 02.2006 03.2006 04.2006 05.2006 06.2006 07.2006 08.2006 09.2006 10.2006 11.2006 12.2006 01.2007 02.2007 03.2007 04.2007 05.2007 06.2007 07.2007 08.2007 09.2007 10.2007 11.2007 12.2007 01.2008 02.2008 03.2008 04.2008 05.2008 07.2008 10.2008 11.2008 12.2008 01.2009 04.2009 06.2009 07.2009 08.2009 09.2009 11.2009 12.2009 02.2010 04.2010 05.2010 06.2010 07.2010 11.2010 12.2010 04.2011 08.2011


| Créditos |
Blogspot | Getty Images | Haloscan | Inversa


<body> <BGSOUND SRC="musicas.mid" LOOP="INFINITE">