|

23 de set de 2005

O Muro

...E, parecia um sonho, tudo aquilo era como s fosse um filme, acho que todo mundo já se imaginou dentro de um filme. E olhando de cima, parecia uma super produção de Hollywood. A cidade era Strassburgo,na França. Para quem já viu cartões postais, ou calendários anuais que dão de brinde nos finais de ano, sabe do que falo, e assim era o que se via, sem tirar nem pôr. Com flores, castelo, visões dos tempos medievais. O tempo era outro. Eram meados da década de noventa, mais precisamente 1994, e algo muito grande e importante estava pra acontecer na cidade. Naquela época o tempo estava ruim, chuvoso, mas com aberturas de sol fraco, mas querendo assistir o que chegava com a noite. Num pequeno estádio da cidade, se apresentaria a maior banda de rock-progressivo da história. A emoção e a espetacular produção valeram o ingresso, cerca de 100 reais na época. Haviam duas super telas, e metade do estádio foi tomado pelo palco. Um grande globo encantava com efeitos especiais, além de um porco que parecia querer explodir e jogar algo para a platéia. Era a turnê ´´The Division Bell``, do Pink Floyd, que originou o cd P.U.L.S.E.

O Pink Floyd formou-se em 1965 a partir das mudanças de bandas anteriores. Os primeiros nomes foram: "Sigma 6", "T-Set", "Megadeaths", "The Screaming", "The Architectural Abdabs" e "The Abdabs". Na primeira formação, a banda foi chamada, por Syd Barret, "The Pink Floyd Sound", em homenagem a dois músicos de blues, Pink Anderson e Floyd Council e, mais tarde, quando do lançamento do seu primeiro álbum, apenas como "The Pink Floyd" . O artigo "The" foi esquecido alguns álbuns depois, fixando o nome da banda definitivamente como "Pink Floyd".Gravam o primeiro disco ´´The Pipers At Gates of Dawn´`, e disputam com o ´´Sargent Peppers..`` dos Beatles, o título de marco da estréia do rock como obra de arte. Nesse disco a formação, era Syd Barret, Roger Waters, Richard Wright, e Dave Mason. Em 1968, o guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda para substituir Syd Barrett, cuja saúde mental se deteriorava de dia para dia devido a um exagerado consumo de drogas (LSD). Mesmo assim, mantinha-se como a principal figura e compositor da banda. Com o comportamento de Barrett o tornava cada vez menos previsível, os espectáculos da banda tendiam a desmoronar-se, até que os outros elementos deixaram simplesmente de o levar para os concertos. Com Syd Barrett ainda oficialmente na banda embora não mais participasse dela ativamente, foi lançado o álbum ´´Saucerful of Secrets``. Ao contrário do que se podia esperar, apesar de não contar com a participação integral de seu criador e principal articulador, o Pink Floyd se sai muito bem. O disco foi com a participação dos cinco, mesmo que Syd tenha contribuído apenas em uma música.Em 1969, eles gravaram dois discos, ´´More`` e ´´Ummagumma``, esse ultimo duplo, um ao vivo e outro de estúdio.

Logo no inicio da década de 70, o Pink Floyd se consagrou como uma das melhores bandas de rock da história. Lançaram o album ´´Atom Heart Mother`` ( o que tem uma vaca pastando na capa); Em 1971, ´´Meddle``, um dico mais objetivo, e onde eles foram traçando já um caminho musical que seguiriam. Nesse disco há uma faixa de 23 minutos, ´´Echos``, acompanhada por ´´One of These Days``. Um clássico, onde Nick Mason, diz: ´´One of these days i´m going to cut you into little pieces``(Um dia destes vou te cortar em pequenos pedaços), a letra é uma única frase. Lançaram em 1972, ´´Obscured by Clouds``. Sua obra prima, o album ´´ The Dark Side Of the Moon``, veio em 1973. O grupo nunca teve exitos até aquele momento com parada de sucesso, mas ´´Money``, e ´´Time``, chegaram ao Top 20, em quase todo o mundo. Foi durante dez anos o disco mais vendido da historia da música. É um disco conceitual, e trata de temas que envolvem a relação humana, como loucura, fama, e neurose. É considerado por muitos como o melhor disco do grupo. E foi a ´´coqueluche`` do ano, quem não tinha esse disco, não tinha nada. Após o grande sucesso e fama, lançam três excelentes discos nos anos de 1975, ´´Wish You Were Here``, praticamente um disco dedicado a Syd Barret. Em 1977, ´´Animals``, enfrentou duras críticas, mas é um disco interessante, e suas letras são baseadas no livro ´´A Revolução dos Bichos``, de George Orwell, onde usava os animais para representar a sociedade. O ano de 1979, chegava como uma rachadura. Quem viveu aquele ano, deve saber do que estou falando. Foi um ano inesquecível, porque pela primeira vez eu vivia literalmente uma mudança de década. Aqui no Brasil as mudanças políticas, inicio do fim do governo militar, e outras pequenas coisas que fariam a diferença dois anos depois. O mundo seria outro, e a Opera-Rock. O disco ´´The Wall``, fala bem dessa fase do mundo ainda carregando o peso do passado. Era o mundo querendo se ajustar. E o Pink Floyd, chega ao inicio do fim, no auge da fama. As músicas ´´Another Brick In The Wall`` e ´´Confortably Numb``, se tornaram clássicos. O filme,´´ The Wall``, é lançado quase na mesma época, e Bob Geldof, o mesmo roqueiro que realizou o ´´Live Aid`` e ´´Live Eight``, foi o ator principal.
Depois desse álbum e do filme, Roger Water entrou em conflito com Richard Wright, e David Gilmour. A banda se desfez. Em 1983, foi lançado ´´ The Final Cut``, e mesmo sendo conhecido como um disco do grupo, ele é claramente dedicado ao pai de Roger Waters, e parece uma continuação do ´´The Wall``, com todos os seus temas sobre guerras nucleares e na época a Guerra das Malvinas. Muitos não gostam, eu, claro, gosto e muito. Richard Wright não participa desse disco, e algo falta, é como calçar sapato sem meia. Desse momento em diante ocorreu muita briga na justiça para usar o nome original, e em 1987, Nick Mason e David Gilmour ganham o direito e lançam logo depois, ´´ A Momentary Lapse Of Reason``, com a ajuda de Richard Wright, que entra apenas como músico contratado no início, depois saem em turnê, e lançam ´´Delicate Sound Of Thunder``, em 1988, que bate recordes de venda, e é o disco ao vivo mais vendido da história. Em 1994, com o lançamento de ´´The Division Bell``, é que os três retornam como banda. E nessa turnê, é que surge o P.U.L.S.E., o cd que falei querer ser caso fosse o objeto. Também bateu recordes de vendagem.Esse cd ficou famoso por ter uma luz vermelha piscando como fosse um coração pulsando.
Em julho desse ano, Bob Geldof organizou o ´´Live 8``, um já tradicional evento beneficiente que une diversas estrelas da música. A maior surpresa dessa edição do festival foi a presença do Pink Floyd com Gilmour, Mason, Waters e Wright. Seguiram-se propostas de uma nova turnê e até mesmo de um novo álbum de estúdio, mas nenhum dos membros demonstrou interesse em aceita-las.Após cerca de 30 anos de desavenças, Waters e Gilmour cantaram em uníssono "We're just two lost souls swimming in a fish bowl, year after year, running over the same old ground. What have we found? The same old fears, wish you were here". Além de "Wish You Were Here", foram tocadas "Breathe/Breathe Reprise", "Money" e "Comfortably Numb". O som, foi identico a quando eles se separaram. Para os fans, deve ter sido o melhor show das suas vidas.

No Gramophone: ´´ Us And Them``, Pink Floyd.

Comentando os comentários:

Lia: (1) Ok?(2) Tudo bem, eu entendo, gostaria de por fotos no meu, mas penso também nisso, de não aparecer.

Branco: (1) Também penso assim, mas creio que o homem ainda pode mudar seu conceito...(2) Pra não ficarmos loucos, uma dose de otimismo vai bem.

Ana: (1) Continuamos torcendo!...(2) Infelizmente é que se vê, com isso parei de ver canais abertos e noticiários, vejo apenas o resumo.

Luma: (1) Se soubéssemos quando terminaria isso, seria mais fácil...(2) Nós não estamos a sóis, essa propaganda que as pessoas aceitam é enganosa.

Clarinha: (1) É verdade, e quem derruba é o próprio homem...(2) A hora chegou, isso foi um alerta, só cego não vê.

Flôr: (1) Saudades enormes de você, desde a década de 70, acho...(2) Estarei torcendo para que consiga o mais rápido possível, pra voltarmos a papear.
Gilzinha: (1) Sei, mas há de ser feito mais, um dia não é o suficiente...(2) Obrigado, você também tem bom gosto.

Carol S: (1) É isso que sempre pensei, pra mim nunca foi democracia...(2) Sempre tivemos nossos políticos ´´atores``.

Karen: (1) Tudo bem, amiga, sua presença já é o máximo!..(2) Obrigado pelo poema

DO: (1) Pra mim não há outro jeito, senão uma mudança político-partidária, seria o primeiro grande passo.

Morcego: (1) Eu não desanimo, e ainda tenho esperança de melhora...(2) Não culpo a ditadura, e sim, a forma como foi mudado a país em pouco tempo...(3) Longa? Parece muito longa.

Lulu: (1) o cd Dias de Paz, vale o nome...(2) Entre rir e chorar, gostaria que o povo agisse.

Liliane: (1) É fácil dizer que é do povo, difícil é fazer vale o voto...(2) Eu não voto em alguém desde 1989, e continuarei assim, até o voto ser facultativo.

: (1) Merecer não, e ficar olhando a banda passar, também não...(2) Nosso Flu, é minha alegria.

Mirza: (1) Fui lá, e fiquei satisfeito com o conteúdo...(2) ótima idéia, vamos combinar, devo ir ao Rio em janeiro.

Renata: (1) Indignação é pouco!

Hiran : (1) Temos que ter esperança. Ela é o ar da vida...(2) O homem tem que reaprender a amar o próximo, se é que um dia ele aprendeu.

Anita: (1) Isso é nada por coisa nenhuma...(2) A natureza é sábia, minha querida amiga e grande escritora...(3) Fui lá e achei super legal.

Dalva: (1) Consegui acertar um, não erro mais...(2) Um dia isso vai acontecer e vamos ver o quanto foi bom lutarmos.

Ana Melo: (1) Nós podemos fazer com que seja o fim desses tempos de impunidades...(2) Não morre, se não desistirmos.

Gisele: (1) Sempre ocorreu, e o engraçado é que aumentou conforme o povo foi se esclarecendo. Não dá pra entender...(2) Não entendeu?? Mande um pra mim...Saudades.


Amigos, viajo hoje para Natal (RN), onde passarei meus próximos 70 dias. Não sei se vou conseguir atualizar o em B&P, e tambem comentar diariamente, mas o farei sempre que puder.Minha filha Bárbara atualizará o blog, caso eu não possa. Sentirei saudades, e darei noticias. A intenção é falar algo de lá. Aguardem!

Beijos e abraços
!


Escrito por Sergio Nasto,
às 02:00


| Sites e blogs favoritos |
Jady|Cintia|Cecilia|Guga Flaquer|Rackel|J. Neto|Euza|Carol|Bandeiras| Babi Soler|Natalia|Morcego|Drica|Claudia| Teti| Sidnei|Sieger | Lulu | Beti Timm|Ju|Katia|Eliana|Advi|Mirella|Raquel|Talita | Gisele|Luciana|Van |Juliana|Menina |Luana|Micha | Meninas/a>|Sonia | Dácio Jaegger| Monica Montone | Ana | Alê|Josi|Liz|Marcos | |Giovana Manzoli |Grace|Mario|DO| Be| Pepê|Katia| Mirza|MaithII|Luma|Janaina|Lia|Rosa|Cris Penaforte| Lino| Saramar|Mani|Ana Pontes| Raquel Moniz|Meire| Cilene|Sandra Turner|Fernanda|Hiran|Dalva|Mary|LilianePaula| Edgar|Magui|Sammyra|Mere|Tina Harris|Tina|Monica Cabral||Bel| Laura|Veronica|Elvira|Alice|Fabiola|Maith|Kall|Keila|Cejunior| Patty|Elisabete|F.|Marconi| Daniele|Barbara|Loba|Euza|Di|Fred|Vivi|Lili|Vera|Georgia| Elis|Paulo|PauloII|
| Arquivos |
02.2005 03.2005 04.2005 05.2005 06.2005 07.2005 08.2005 09.2005 10.2005 11.2005 12.2005 01.2006 02.2006 03.2006 04.2006 05.2006 06.2006 07.2006 08.2006 09.2006 10.2006 11.2006 12.2006 01.2007 02.2007 03.2007 04.2007 05.2007 06.2007 07.2007 08.2007 09.2007 10.2007 11.2007 12.2007 01.2008 02.2008 03.2008 04.2008 05.2008 07.2008 10.2008 11.2008 12.2008 01.2009 04.2009 06.2009 07.2009 08.2009 09.2009 11.2009 12.2009 02.2010 04.2010 05.2010 06.2010 07.2010 11.2010 12.2010 04.2011 08.2011


| Créditos |
Blogspot | Getty Images | Haloscan | Inversa


<body> <BGSOUND SRC="musicas.mid" LOOP="INFINITE">